O Public Domain Day celebra-se a 1 de Janeiro e é uma iniciativa da COMMUNIA (Europa), da Open Knowledge Foundation (UK) e do Center for the Study of Public Domain at Duke University (USA).

O site Public Domain Day tem uma lista das obras que entraram em Domínio Público este ano. Em Portugal, algumas destas obras já estavam em Domínio Público, nomeadamente aquelas cujo país de origem da obra tem um copyright de 50 anos após a morte do autor, uma vez que no nosso país conta o período de direito de autor mais curto.

Alguns autores portugueses que entraram em Domínio Público ontem são:

Infelizmente, não tenho nenhuma obra destes autores, mas se conseguir aceder-lhes tentarei disponibilizá-las aqui. Quem as tiver e quiser digitalizar, diga que coloco aqui um link para elas.

Se conhecerem mais algum autor ou artista português cuja obra tenha entrado em Domínio Público este ano (ou seja, que o autor ou artista tenha morrido em 1941), digam que eu acrescento.

Infelizmente, nos EUA não entrou em Domínio Público nenhuma obra. Se quiserem saber o que podia ter entrado, consultem esta página da Duke University.